Higienização de Frutas, Legumes e Hortaliças

Para uma alimentação saudável e equilibrada, é necessário ingerir todos os dias porções regulares de frutas, legumes e hortaliças, conforme a recomendação do guia alimentar. No entanto, muitas pessoas não se preocupam com o fato da higienização e o aspecto destes alimentos. A falta desta prática pode acarretar vários problemas de saúde, como: intoxicação alimentar, verminoses e complicações intestinais.

Quando os alimentos não são escolhidos, higienizados e armazenados de forma correta, obedecendo aos procedimentos cabíveis, estes alimentos se transformam em transmissores de doenças. Mesmo estando em ótimo estado, eles podem estar contaminados por micro-organismos, como bactérias que não são visíveis a olho nu e até mesmo por agrotóxicos, ocasionando prejuízos para a saúde.

O cuidado com os produtos que consumimos deve iniciar-se no momento da compra. As frutas, legumes e hortaliças, para serem apropriadas ao consumo, não devem apresentar partes ou cascas amolecidas, manchadas ou com cor alterada; polpa amolecida com mofo; folhas, raízes e talos murchos, mofados ou estragados; alteração na cor normal; modificação no cheiro característico; consistência alterada, esponjosa; perfurações ou enrugamento; excesso ou falta de umidade característica.

O consumidor deve evitar comprar frutas, legumes e hortaliças picados.  A falta de higienização e a manipulação incorreta destes alimentos pode ocasionar desde contaminação cruzada e perda de parte das vitaminas à oxidação acelerada.

 

Alimentos como hortaliças, frutas e legumes devem ser lavados e higienizados de forma correta antes de serem preparados ou servidos.

 

A higienização das frutas, legumes e hortaliças inicia-se com a preparação do manipulador do local e dos utensílios a serem utilizados. Tudo deve estar muito limpo e desinfetado.

 

Passos para realizar a lavagem e desinfecção dos vegetais:

 

1) Selecionar, retirando as folhas, partes e unidades deterioradas;

2) Lave em água corrente vegetais folhosos (alface, escarola, rúcula, agrião, etc) folha a folha, e frutas e legumes um a um;

3) Colocar de molho, em água clorada, de 15 a 30 minutos, com hipoclorito de sódio (encontrado facilmente em prateleiras de supermercados na sessão de hortifrúti), na concentração de 10 gotas em 1 litro de água, ou seguindo a orientação do fabricante. Outra opção é o cloro orgânico a 2,0 – 2,5% (água sanitária), na diluição equivalente a 1 colher (sopa) rasa em 1 litro de água.

4) Fazer o corte dos alimentos para a montagem dos pratos com as mãos e utensílios bem lavados;

5) Deixar os vegetais limpos e secos guardados na geladeira, dentro de sacos plásticos próprios para o armazenamento de alimentos, até o momento de servi-los.

 

SOLUÇÃO PARA HIGIENIZAR FRUTAS, HORTALIÇAS E LEGUMES. - SOLUÇÃO COM ÁGUA SANITÁRIA:

 

Em um litro de água limpa, adicione 10 ml de água sanitária (uma colher de sopa) própria para desinfecção de vegetais. Mantenha os vegetais imersos na solução por 15 minutos e, na sequência, enxágue em água corrente e deixe escorrer todo o excesso de água.


Fonte: Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação

Resolução-RDC nº 216/2004 – pag.35.

Disque-Intoxicação 0800 722 6001