Como organizar melhor sua geladeira

Saber organizar a geladeira é importante porque estamos falando dos alimentos que serão ingeridos. Muitas pessoas não sabem como organizar os alimentos na geladeira e acabam armazenando-os de qualquer jeito, o que faz com que se estraguem mais rápido.

 

Confira abaixo algumas dicas para organizá-la de forma correta, evitando a contaminação e o desperdício dos alimentos:

 

- Retire tudo de dentro da geladeira para poder limpá-la (utilize detergente neutro).

 

- Descarte os alimentos vencidos ou estragados.

 

- Pequenas sobras de comida podem ser armazenadas em potes de plástico ou de vidro. Prefira os transparentes e em formato quadrado ou retangular, que se encaixam nos cantos. Guarde as sobras juntas para ficar mais fácil de visualizar no dia a dia e não desperdiçar. Sempre identifique os potes com etiquetas.

 

- Os alimentos enlatados, depois de abertos, devem ser transferidos para recipientes com tampa e etiquetados com nome e data de validade da embalagem original.

 

- Alimentos crus e prontos não devem ser guardados no mesmo lugar, por conta do risco de contaminação cruzada.

 

- Carnes devem ser guardadas no congelador ou nas gavetas mais altas da geladeira, pois são mais frias. Nunca lave as carnes, pois isso acarreta na perda de nutrientes.

 

- A gaveta grande da geladeira serve para manter os legumes e verduras frescos. Procure manter esses alimentos em saquinhos, pois isso aumenta a sua durabilidade e ainda mantém a gaveta limpa. Antes de armazená-los é recomendado uma lavagem para retirar areia e sujidades.

 

- Somente as frutas maduras ou já cortadas devem ser guardadas na geladeira. O restante pode permanecer em temperatura ambiente.

 

- Na porta, dê preferência para bebidas e todos os mantimentos que forem armazenados em garrafas ou potes.

 

- Ovos não podem ser guardados na porta, pois estragam mais rápido.

 

- Procure etiquetar todos os alimentos guardados em potes de plástico ou vidro, tanto na geladeira quanto no congelador. É interessante colocar também a data de validade em cada uma das etiquetas.

 

- Para quem tem crianças, é recomendável uma cestinha para lanches e petiscos na altura dos pequenos, para que eles mesmos tenham acesso.

 

- Não forre as prateleiras da geladeira com papel ou plástico, pois isso dificulta a circulação do ar frio, causa sobrecarga do equipamento e compromete a conservação dos alimentos.

 

- A temperatura da geladeira (0ºC e 5ºC) ou freezer deve ser monitorada diariamente. Este cuidado visa a segurança dos produtos e a redução dos riscos de perda e prejuízos.

 

Tempo de vida de cada alimento na geladeira:

Peixe - 1 dia

Frango - 2 dias

Carne - 1 a 2 dias

Salsichas e bacon - 7 dias depois de abertos

Sopas e carnes cozidas - 2 a 3 dias

Maionese industrializada - 2 meses depois de aberta

Frios - 3 dias

Ovos - 15 a 30 dias

Sobras - 1 a 2 dias

Leite - 2 dias

Doces - 3 dias

Legumes e frutas - 3 a 7 dias

Verduras e temperos - 2 a 3 dias

Molhos - 20 a 30 dias